top of page

  

Contação de história 

 

          Quem nunca escutou e nem contou histórias com fadas, duendes, princesas, rainhas, bruxas malévolas, monstros horripilantes, repletos de suspense, drama, ação, romance e tudo mais? Não se sabe ao certo quando as sociedades começaram a contar histórias, mas sabemos que a mesma sempre produziu inúmeros conhecimentos, tanto para quem conta tanto para quem escuta, e que foi graças a ela que se tornou possível a conservação, por milhares de anos, das crenças, costumes, tradições, valores e culturas passadas de geração a geração, por nossos antepassados, em uma época em que a escrita ainda não havia surgido.

        Além disso, contar histórias é um divertimento tanto para a criança, quanto para o contador, é de fundamental importância para o estímulo da leitura, para o desenvolvimento de linguagem, e principalmente o despertar da imaginação.

      É através da contação de histórias que as crianças constroem suas próprias imagens, emoções, personagens, entrando em um mundo de fantasias, onde elas interpretam as coisas do jeito que entendem e imaginam. Nessas brincadeiras de imaginação e fantasias é que começa a surgir o interesse pelas palavras, a construção de conhecimentos, novos questionamentos e novos pensamentos, além do enriquecimento do vocabulário da criança, trazendo a criança,  a liberdade de escrever e contar com suas palavras sua própria historia, e estimula a comunicação oral.

      Neste sentido ALVES (apud MONTEIRO, 2010, p. 1), afirma que: As Crianças narram história a partir das que contaram para elas. Algumas foram contadas pelos pais, professor, avós, amigos e outras foram descobertas em páginas coloridas de livros infantis, mas todos narram o enredo a partir de uma espécie de versão da história que a criança guarda para si. Porém, para que se possa realizar uma boa contação de histórias é importante levar em conta inúmeros fatores, como as diferentes faixas etárias, quem está escutando a história, o ambiente em que nos encontramos e as formas de se contar uma história.

 

O papel do livro na contação de história:

      Atualmente o recurso mais utilizado por professores dentro da sala de aula para contar histórias ainda continua sendo o livro. Com o auxilio dos livros os contadores passam a ser um intermediário da criança e o mundo da imaginação contando e explicando exatamente o que está escrito , mas  claro sempre criando o famoso suspense para saber oque está na proxima página. Para a história se tornar divertida existem diferentes tipos de livros que aproximam a criança da fantasia. Entre eles estão:

 

  • O tradicional livro de papel, onde as gravuras coloridas são oque prendem a atenção das crianças:

  • Os livros pop-ups ou os mais conhecidos como livros 3D, são os que ao abrir as páginas encontramos dobraduras que saltam dando formas tridimencionais as cenas.

  • Os livros de pano são os feitos de tecidos leves e de facil manuseio, geralmente são usados na contação de história para bêbês, pois podem ser levados a boca sem perigo.

  • Os livros com som, são utilizados para testar a atenção das crianças, em seguida a imitação.

  • Os livros com textura são responsaveis por desenvolver a percpção das crianças, já que nele existem diferentes materiais, como por exemplo, a lã da ovelha, a pata do cachorro, entre outros.

  • Os livros com cheiro, são utilizados para trabalhar o olfato das crianças, permitindo os diversos aromas, dentro da história.

Obrigada pela atenção

FIM

bottom of page